terça-feira, 21 de junho de 2016

FESTA JUNINA





Brincando e apendendo

"As crianças do MGII A brincaram com quebra-cabeças de duas peças.  Foi um momento de bastante aprendizagem pois numa simples brincadeira, desenvolveram diferentes habilidades como observar, e comparar, por exemplo! E a concentração foi absoluta pois todos sentiram-se desafiados a montá-los!"
 

 
 
 


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Leitura com aromas, cores, sabores e texturas




AFRICANIDADE - LIVRO "CHUVA DE MANGA"

 

Autor:  James Rumford

 

 
A turma do MGll As Professoras, com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira, resgatando a importância e a contribuição do povo negro para o Brasil, contaram a história do livro Chuva de Manga, de James Rumford, que conta o dia a dia do menino Tomás, que mora no Chade, um país no centro da África. Com muita sensibilidade, o autor descreve a rotina, nem sempre fácil, do povo que vive nas secas terras africanas a espera da chuva. Por meio do dia a dia do menino Tomás, os leitores poderão imaginar o que é esperar pela chuva e apreciar os frutos da terra generosa, que nos oferece a alegria de saborear e cheirar uma manga dourada. A felicidade de um povo que tem tão pouco e valoriza tudo é uma lição de vida para todos.

 Após essa deliciosa leitura, a turma do MGIIA teve a oportunidade de apreciar uma cheirosa e suculenta manga, perguntando ao final da experiência quando é que teriam uma outra “Chuva de manga”.



 
 
Depois da leitura, as crianças conversaram sobre o enredo, exploraram as ilustrações (o que tem a ver como o texto lido?). Folhearam o livro, ouviram os comentários das outras crianças, os apontamentos, relacionaram com histórias já lidas (assuntos, personagens próximos etc.), quanto mais falavam, mais pensavam sobre a história e observavam diferentes detalhes.

 É importante deixar que as crianças relacionem o livro com a vida delas, ou não.

Propuseram uma conversa sobre o Tomás, personagem principal da história, e seu lugar, o estilo de vida, o fenômeno da chuva de manga, falaram sobre a mangueira, a manga, o florescimento, a vida em comunidade… Viajaram sem sair do lugar.







As turminhas do BII A e C também experimentaram cheiros, texturas e sabores apreciando a mexerica...











 

 
 
 
 

 

sexta-feira, 3 de junho de 2016

AGENDA DO MÊS DE JUNHO


Bandeirinhas-de-Festa-Junina
Seguem datas da agenda do mês de junho, conforme calendário escolar:


08. Reunião do conselho de escola às 8 horas( discussão do Plano Municipal da Educação) todos estão convidados.


24. Tradicional Festa Junina no período da tarde às 15 horas.Todos os pais responsáveis estão convidados a participar.


30. Festa dos aniversariantes do mês.




Observação:  Em todas as datas haverá aula / atendimento normal.

REUNIÃO DO CONSELHO DE ESCOLA - JUNHO DE 2016




Convidamos todos para a nossa próxima reunião  de conselho de escola dia 08/06 às 8 horas em que serão tratados os seguintes assuntos:

  1. . PME ( Plano Municipal da Educação).
  2. . Formação da comissão de Mediação de conflitos na escola.
  3. . Reposição da paralisação. ( um dia).
  4. . Outros ...... ( Festa Junina)


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Nosso Blog está voltando...

Este ano, iniciamos nossas publicações dando visibilidade aos primeiros acontecimentos de 2016 nos inspirando em imagens que revelam alguns dos “critérios de atendimento que respeitam os direitos fundamentais das crianças”, MEC 2009.


Nossas crianças têm direito à brincadeira... 



Clique abaixo em Mais Informações para visualizar o conteúdo completo do post.


REGIMENTO ESCOLAR


REGIMENTO ESCOLAR


DA CARACTERIZAÇÃO, DA NATUREZA E, DOS FINS E DOS OBJETIVOS

 

CAPÍTULO 1

Da criação e Identificação

 

Art. 1º - O CEI Monumento localizado na Rua Leais Paulistanos nº 22, Bairro Ipiranga, Município de São Paulo, criado (a) pelo decreto nº 40.268 de 31/01/2001, denominado (a) pelo Decreto nº 32.368 de 01/10/1992, autorizado a funcionar por Ato da Secretaria Municipal de Educação, 4204 de 03/09/2009, mantido (a) pela Prefeitura Municipal de São Paulo, vinculado (a) à Diretoria Regional de Educação Ipiranga, atuará nos termos dos dispositivos constitucionais, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Estatuto da Criança e do Adolescente e demais normas legais.

Art. 2º - O CEI Monumento será regido(a) pelo presente Regimento Educacional e, daqui para frente, será denominado CEI.