INDICADORES
DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA (CEI MONUMENTO 24/06/2017)
Plano de Ação
Dimensão
|
Indicador
|
Problemas
|
Ações
|
Responsáveis
|
Prazo
|
1 – Planejamento e Gestão Educacional.
|
1.1 Projeto
Político Pedagógico construído e conhecido por todos.
1.2
Planejamento, acompanhamento, documentação pedagógica e avaliação.
1.3 Gestão
Democrática.
|
1.1.1 Nem todos participam coletiva e efetivamente na
elaboração do PPP. Este ano está havendo progresso, precisa sempre estar em pauta
nas reuniões em geral. Este ano todos os segmentos estão sendo ouvidos
e orientados a participar.
1.1.2 Não há registro das ações que promovem a valorização das
diferenças. Estamos
em processo. Necessário pontuar as ações.
1.2.1 Planejamento, Avaliação e organização das atividades de
forma intencional em processo de consolidação.
1.2.3 Os horários de organização dos ambientes e atividades
precisam ser respeitados para melhor atender as necessidades das crianças.
1.2.4 Professores autores dos planejamentos atendendo as necessidades das
crianças, em processo de consolidação.
1.2.6 Documentação pedagógica com papel de importância na
consolidação e historização do processo pedagógico (em processo).
1.3.1 O conselho tem conhecimento das ações da unidade, porém participa de acordo com
as possilibilidades. Portanto, em processo.
1.3.3 Diferentes meios para envolver a comunidade escolar e
local a fim de prestar contas das ações em relação à gestão de recursos,
precisa ser melhorado.
|
1.1.1 Informativo
sobre o blog com informações do PPP.
1.1.2 Fazer o
registro daquilo que já acontece cotidianamente; valorização das culturas
através de festa; caixa de sugestões
1.2.1 Dar continuidade; implementar
sempre.
1.2.3 Necessário manter a rotina para
uma questão de organização; reflexão permanente;
1.2.4 Reflexão e ação permanentes.
1.2.6 – Reflexão e ação permanente com
implementação da documentação.
1.3.1 Avançar na garantia da
participação; informar sobre as reuniões do conselho no blog;
1.3.3 Avançar na participação; informar
sobre as reuniões do conselho no blog;
|
1.1.1 Gestão e
professores
1.1.2 Gestão,
professores, famílias e comunidade escolar
1.2.1
Coordenação e professores.
1.2.3-
Professores, funcionários e gestão.
1.2.4-
Professores e coordenação.
1.2.6
– Coordenação e professores
1.3.1
– Equipe Gestora professores.
1.3.3
Gestão.
|
1.1.1Curto
e médio.
1.1.2
Curto e médio.
1.2.1
Curto e médio.
1.2.3
Curto
1.2.4
Curto e médio.
1.2.6
Curto, médio e longo
1.3.1
Curto e médio.
1.3.3
Curto e médio
|
2 – Participação, escuta e autoria de bebes e
crianças.
|
2.1 A escuta
de bebês e crianças em suas diferentes formas de se expressar.
2.2 As vozes
infantis no planejamento e na formação.
2.3 Autoria,
participação e escuta na documentação e avaliação.
|
2.1.1 Consolidação da escuta e consideração das diversas
formas de linguagem das crianças por parte de todos os educadores, em
processo.
2.1.5 Registros que considerem o olhar mais atento para
brincadeiras inventadas, histórias que surgem e objetos criados pelas crianças
acolhidos como forma de pensamento e linguagem.
2.2.5 Participação dos bebês e crianças na organização do
cotidiano educativo, compartilhando a autoria de seus projetos, escolhendo,
decidindo e dando sugestões, em processo, nem todos registram.
2.3 Consolidação de registros que considerem a escuta e
autoria dos bebês e crianças.
|
2.1.1Manter o olhar e escuta atentos.
2.1.5 Compromisso dos registros tem
que ser de todos.
2.2.5 Compromisso dos registros tem
que ser de todos. Olhar e escuta mais atentos.
2.3 Idem ao anterior;
|
2.1.1
Professores e demais educadores.
2.1.5
Professores
2.2.5
Professores e coordenação.
2.3.
Professores e coordenação.
|
2.1.1 Curto
2.1.5 Curto
2.2.5 Curto e
médio
2.3 Curto e
médio
|
3 – Multiplicidade
de experiências e linguagens em contexto lúdicos para as infâncias.
|
3.2 Bebês e crianças vivendo
experiências com o próprio corpo.
3.3 Bebês e crianças expressando-se
por meio de diferentes linguagens que permitam experiências agradáveis,
estimulantes e enriquecedoras.
3.4 Bebês e crianças reconhecendo e
construindo culturas infantis por meio dos brinquedos e brincadeiras
tradicionais.
|
3.2.3 Vivências cotidianas envolvendo bebês e crianças em
brincadeiras gestuais, brincos e acalantos que promovem experiências de
toque, expressões faciais e conexões com o olhar.
3.2.4 Exploração das diversas possibilidades de linguagens
musicais utilizando a falada, cantada, canções sem palavras, com sinais,
gestos, balbucios, sussurros e vibrações.
3.3.1 Professores oferecem às crianças e bebês acesso às diversas
culturas musicais.
3.3.4 Oferta de materiais e suportes diversos para a livre escolha e exploração criativa da
arte.
3.3.6 Leitura ou contação diária de história de diversos
gêneros e recursos.
3.3.9 Realização de brincadeiras que envolvem recitação de
poemas e parlendas explorando
todos os sentidos.
3.3.10 e 13 Propostas brincantes de exploração de elementos
da natureza (água, areia, terra, pedras, argila, folhas e sementes).
3.4.1 A partir de estudos e pesquisas construir coletivamente
repertório compartilhado de brinquedos e brincadeiras tradicionais.
3.4.2 Proporcionar brinquedos e brincadeiras tradicionais em diálogo com as famílias e
a comunidade.
3.4.3 Diversidade de brinquedos tradicionais (pião,peteca,pé de lata e
outros)
3.4.4 Promoção de oficinas de construção de brinquedos e
brincadeiras tradicionais com a família/comunidade.
|
3.2.3 – Promover as atividades de
forma mais permanente.
3.2.4 Efetivar as vivências para todas
as turmas.
3.3.1 Registro e efetivação em todas
as turmas.
3.3.4 Registro e efetivação em todas
as turmas.
3.3.6 Planejamento, efetivação e
registro.
3.3.9 Planejamento e registro.
3.3.10 e 13 Planejamento organização e registro,
solicitação às famílias.
3.4.1 Oficina com as famílias em um
sábado.
3.4.2 Pesquisa junto aos
pais/responsáveis (escrita e ou nas reuniões de pais)
3.4.3 Colocar na lista de compras
utilizando as verbas.
3.4.4 Planejar e convidar as
famílias/comunidade, considerando o calendário escolar.
|
3.2.3
Professores
3.2.4
Professores
3.3.1
Professores
3.3.4
Professores
3.3.6
Professore
3.3.9
Professores
3.3.10
e 13 Professores e coordenação.
3.4.1
Coordenação e professores
3.4.2
Professores e coordenação
3.4.3
Equipe gestora
3.4.4
Equipe gestora e professores.
|
3.2.3
Curto e médio
3.2.4
Curto e médio
3.3.1
Curto e médio
3.3.4
Curto e médio
3.3.6
Curto e médio
3.3.9
Curto e médio
3.3.10
e 13 Curto e médio
3.4.1
Médio
3.4.2
Médio
3.4.3
Médio
3.4.4
Médio
|
4 –
Interações.
|
4.2.
Interação criança/criança
4.3 Interação
adulto/adulto
4.4 Interação Unidade Educacional / comunidade.
|
4.2.1 Organização de momentos,
ambientes e materiais extrapolando os agrupamentos etários.
4.2.4 Registros de momentos de roda de observação sobre
desenhos e diversas criações.
4.3.3 Planejamento e registro de atividades significativas,
variadas e específicas com respeito ao meio ambiente.
4.4.1 Não há interação com outras unidades educacionais do
entorno por falta de programação específica para o CEI e falta de transporte.
4.4.2 Poucos eventos planejados para interação, especialmente
escola/família/comunidade.
|
4.2.1 Planejar
mais momentos entre os diversos agrupamentos.
4.2.4 Efetivar
a atividade e fazer os registros.
4.3.3 Considerar
os espaços disponíveis e buscar espaços externos, além de planejamento e
registro.
4.4.1 Planejamento
das saídas, solicitação de transporte e organização de recursos humanos;
4.4.2 Planejar
outros eventos, caso haja a companhia/adesão da família e organizar os
recursos materiais e humanos.
|
4.2.1
Professores e coordenação
4.2.4
Professores
4.3.3
Professores
4.4.1
Equipe gestora e DRE
4.4.2
Equipe gestora e professores
|
4.2.1
Curto
4.2.4
Curto
4.3.3
Curto
4.4.1
Curto a longo
4.4.2
Curto e médio
|
5 – Relações étnico-raciais e de gênero.
|
5.1 Currículo
e prática pedagógica.
5.4 Construção
positiva da identidade.
|
5.1.1 O PPP não explicita, por escrito as
suas ações de
compromisso com a educação antirracista e com a igualdade de direitos entre os
gêneros masculino e feminino.
5.1.2 Propostas que preveem e realizam ações e reflexões de
forma permanente de valorização de diferenças entre negros, brancos,
indígenas e imigrantes com bebês, crianças, famílias/responsáveis e demais
profissionais.
5.1.3 O planejamento de experiências de jogos, brincadeiras,
arte, culinária, filmes, músicas e danças que estimulam novos conhecimentos e
visões sobre as culturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e imigrantes
não estão consolidadas por todos os educadores.
5.1.6 Garantia da formação permanente com relação à temática.
(ocorre pontual e esporadicamente) com pesquisas e estudos, inclusive da
legislação a respeito da diversidade (culturas afro-brasileiras e dos povos
indígenas para construção de práticas pedagógicas promotoras da igualdade que
trabalham com essas culturas).
5.1.7 Há na U.E a prática de rever e rediscutir coletivamente o
PPP, no que se refere a
avanços e desafios
segundo as alterações na LDB referentes às Leis 10.639/2003 (afro-brasileira)
e nº 11.654/2008(historia e cultura
afro-brasileira e indígena).
5.3.5 A unidade educacional organiza frequentemente momento
formativo em relação à identificação e intervenção em situações de racismo,
sexismo e outras discriminações. (especial atenção às leis citadas acima).
5.4.1 Consolidação de vivências e experiências oportunizadas
pelas educadoras e educadores tais como, filmes, apreciação de obras de arte
e artistas, músicas e músicos e expressões corporais com relação à temática.
5.4.3 As crianças e bebês
têm sua imagem (revista, vídeo, desenhos e outros) representada
positivamente nos materiais gráficos presentes nas paredes e murais da U.E.
5.4.5 Escolha intencional de histórias que apresentem as
meninas como aventureiras, heroínas e corajosas, assim como personagens de
princesas.
5.4.7 Na apresentação de diferentes profissões; nas
personagens como heróis/heroínas, príncipes e princesas estão contempladas as
diferentes identidades étnico-raciais (branco, negro, indígena) e os
imigrantes.
|
5.1.1 Incluir as ações no PPP.
5.1.2 Implementar propostas que
efetivam a reflexão e as ações referentes à temática.
5.1.3 Planejar e consolidar na UE
5.1.6 Planejar e incluir nos momentos
coletivos e pauta de RP.
5.1.7 Incluir nos horários de estudos
e reuniões pedagógicas.
5.3.5 Promover a formação, fazer os
registros dos encaminhamentos.
5.4.1 Planejamento e consolidação em
todos os grupos.
5.4.3 Utilização efetiva dos recursos
disponíveis.
5.4.5 Consolidar em todos os grupos a
intenção da escolha de diferentes histórias.
5.4.7 Implementar nos planejamentos e
na efetivação das propostas.
|
5.1.1
Equipe gestora e professores.
5.1.2
Equipe gestora e professores
5.1.3
Professores e coordenação
5.1.6
Equipe gestora
5.1.7
Equipe gestora
5.3.5
Equipe gestora
5.4.1
Equipe gestora e professores
5.4.3
Professores e coordenação
5.4.5
Professores
5.4.7
Professores
|
5.1.1
Curto e médio
5.1.2
Curto a médio prazo
5.1.2
Curto e médio.
5.1.6
Curto e médio.
5.1.7
Curto e Médio
5.3.5
Curto e médio.
5.4.1
Curto e médio
5.4.3
Curto e médio
5.4.5
Curto
5.4.7
Curto e médio
|
6 – Ambientes
educativos: tempos, espaços e materiais.
|
6.1 Ambientes,
espaços, materiais e mobiliários.
6.2 Tempos destinados às diferentes
experiências.
|
6.1.2 Oferta e utilização de forma consolidada os materiais
disponíveis (tecidos, papelão, fios, elementos da natureza, argila,
fantasias, instrumentos sonoros).
6.1.3 Janelas, trocadores, mobiliário) apropriados no sentido
de conforto/segurança, tanto para os professores como para as crianças.
6.1.4 Materiais sempre disponíveis ao alcance das crianças.
(o espaço restrito nem sempre permite)
6.1.5 A maioria das janelas não
apresentam
condições favoráveis de iluminação natural e visibilidade para o ambiente
externo, com peitoril de acordo com a altura das crianças.
6.1.6 Decoração e materiais na composição dos ambientes
respeitam e representam a diversidade humana e cultural, a autoria e
expressão dos bebes e crianças (em processo).
6.1.8 O preparo do ambiente antes ou depois do brincar ainda está em processo
(aprendizado constante e diário).
6.1.10 Não está previsto no PPP espaços planejados para
recolhimento dos bebês e das crianças que desejam ou que necessitam de
descanso, respeitando seu momento de individualização e quietude.
6.1.11 Ambientes organizados com diversidade de livros e
outros materiais sensoriais de leitura que possuam riquezas de tamanho,
cores, formas, texturas, odores e temperaturas.
6.1.13 Não há recursos tecnológicos e midiáticos para uso pelas
crianças (computador, lanternas, câmera digital, gravador, projetor, caixas
de luz, tablet, celulares...).
6.2.3 Tempo de utilização de TV e Vídeo planejado
considerando a ampliação do repertório de bebês e crianças (estamos em
processo).
6.2.5 Tempo para as refeições, organizado como prática
educativa que
garanta a interação entre todos os bebês e todas as crianças.
6.2.6 Escolha dos utensílios e dos alimentos pelas crianças.
|
6.1.2 Consolidar
a ação em todos os grupos.
(solicitação
de materiais recicláveis ou não junto às famílias)
6.1.3 Buscar
alternativas possíveis para melhor adequação por meio de manutenção,
utilizando as verbas e buscando parcerias na comunidade escolar.
6.1.4
Reflexões e ações permanentes (grupo/duplas parceiras e individual) que possibilitem
este acesso para uma melhoria continua.
6.1.5 Prédio
alugado, demanda externa.
6.1.6 Planejamento
e olhar permanente na organização dos ambientes e na aquisição de materiais específicos.
6.1.8 Processo
permanente e diário.
6.1.10 Incluir
no PPP que o espaço para a tal é a própria sala da turma.
6.1.11 Investimento
em material diferenciado para melhorar a qualidade da organização.
6.1.13 Campanha
de materiais midiáticos em desuso junto à comunidade escolar (famílias,
professores, funcionários)
6.2.3 Ampliar
pesquisa para enriquecimento do repertório.
6.2.5
Planejamento de mais momentos que garantam a interação entre todos.
6.2.6 Dentro
do que é possível as crianças continuarão escolhendo seus alimentos entre o
que é.servido ( não há opção de selfservice).
|
6.1.2
Professores
6.1.3
Gestão e DRE
6.1.4
Equipe gestora e professores.
6.1.5
DRE
6.1.6
Equipe gestora e professores.
6.1.8
Professores
6.1.10
Equipe gestora.
6.1.11
Equipe gestora e professores
6.1.13
Equipe gestora e professores
6.2.3
Professores e coordenação
6.2.5
Professores e coordenação
6.2.6
Professores e equipe gestora
|
6.1.2
Curto
6.1.3
Médio e longo
6.1.4
Curto, médio e longo.
6.1.5
Indefinido
6.1.6
Curto e médio
6.1.8
Curto
6.1.10
Curto
6.1.11
Curto a longo
6.1.13
Curto
6.2.3
Curto
6.2.5
Curto e médio
6.2.6
Curto
|
7 – Promoção
da saúde e bem - estar: experiências de ser cuidado, cuidar de si, do outro e
do mundo.
|
7,1 Promoção
da saúde e bem-estar.
7.2 Responsabilidade pela alimentação
saudável dos bebes e das crianças.
7.3 Limpeza, salubridade e conforto.
7.4 Segurança.
|
7.1.1 No período de acolhimento/ adaptação, orientar a família
sobre a vulnerabilidade
dos bebês e crianças às doenças infantis decorrentes da ampliação do convívio
social.
7.1.2 Acompanhamento e divulgação das campanhas de vacinação
nacional para as famílias/responsáveis.
7.1.4 Não há momentos definidos para a
higiene bucal.
7.2.1 Escolha de alimentos variados pelas crianças.
7.2.2 Preparo dos alimentos de forma variável e atrativa para
os bebês e crianças.
7.3.1 Ambientes internos e externos necessitam de pintura e melhoria da acústica.
7.3.2 Nem todas as lixeiras têm tampa com pedal.
7.4.2 Objetos, materiais e móveis nem sempre são utilizados
funcionalmente e organizados de forma a permitir mobilidade e acessibilidade
por adultos, bebês e crianças, nem sempre garantido ambientes agradáveis.
7.4.3 Tomadas elétricas protegidas, porta da cozinha e porta de
entrada com segurança suficiente.
7.4.7 Divulgação de procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em caso
de acidentes e conhecidos por todos referente à prestação de socorro,
registros e comunicação à família/ responsáveis).
7.4.8 CIPA ativa.
|
7.1.1 Reiterar
as informações junto às famílias. Atentar mais às necessidades individuais.
7.1.2
Continuar divulgando de acordo com a demanda e orientações do posto de saúde
parceiro.
7.2.1-
Continuar incentivando sempre as crianças a experimentarem tudo que está
disponível.
7.1.4 Providenciar
as escovas junto ao posto de saúde e fazer a organização interna (recursos
humanos) para efetivar a ação.
7.2.2 Verificar
possibilidades junto às nutricionistas.
7.3.1 Manutenção
periódica, buscar parceria com a USP e outros quanto à acústica.
7.3.2 Providenciar
compra as lixeiras;
7.4.2
Observação, reflexão e reorganização permanente dos espaços e materiais.
7.4.3 Reposicão
permanente da proteção das tomadas; cartaz com aviso para manter o portão e
porta da cozinha sempre fechados.
7.4.7 Efetivar
o registro e divulgação dos procedimentos.
7.4.8 Retomar
a legislação a fim de consolidar as ações da CIPA.
|
7.1.1
Equipe gestora e professores
7.1.2
Equipe gestora
7.1.4
Equipe gestora e professores
7.2.1
Professores
7.2.2
Equipe gestora
7.3.1
Equipe gestora/DRE
7.3.2
Gestão
7.4.2
Equipe gestora, professores e funcionários.
7.4.3
Equipe gestora
7.4.7
Equipe Gestora
7.4.8
Gestão
|
7.1.1
Curto e médio
7.1.2
Curto
7.1.4
Curto
7.2.1
Curto
7.2.2
Curto
7.3.1
Médio a indefinido.
7.3.2
Curto e médio
7.4.2
Curto a longo prazo
7.4.3
Curto
7.4.7
Curto
7.4.8
Curto
|
8 – Formação e
condições de trabalho das educadoras e dos educadores.
|
8.3 Formação continuada da equipe de
apoio.
8.4 Condições de trabalho.
|
8.3.2 Faltam momentos de formação específica para a equipe de
apoio, incluídos na sua rotina de trabalho.
8.4.1 Falta de espaço adequado ao trabalho individual e
coletivo dos profissionais, separados dos espaços dos bebês.
8.4.3 Fraldário/ trocador/ cuba com altura inadequada ao
adulto, salas sem trocador.
8.4.8 Divulgação pelos representantes sindicais e dos fóruns
de defesa da infância informações sobre questões trabalhistas e educacionais
articulando-os às necessidades de bebês e crianças e das educadoras.
|
8.3.2 Efetivar
momentos de formação interna .
8.4.1 Utilizar
o refeitório como alternativa nos horários entre 12:30 e 14:00.
8.4.3
Encaminhar como demanda externa (problema
estrutural).
8.4.8 Ampliar
e buscar alternativas para divulgação (mural, blog, whatsapp).
|
8.3.2
Gestão
8.4.1
Todos
8.4.3
DRE
8.4.8
Equipe gestora e professores representantes sindicais.
|
8.3.2
Curto
8.3.2
Curto
8.4.3
Indeterminado
8.4.8
Curto
|
9 – Rede de
proteção sociocultural: unidade educacional, família, comunidade e cidade.
|
9.1 Respeito,
acolhimento e adaptação.
9.2 Participação da unidade
educacional na rede de proteção dos direitos de todas as crianças.
9.3 A Unidade Educacional na cidade
educadora.
|
9.1.6 Encorajamento às famílias participarem do processo de
adaptação de
acordo com a necessidade dos bebês e das crianças.
9.2.2 Procurar desenvolver ou melhorar as ações integradas com serviços da rede de proteção social
UBS, Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS), Centro de Referencia de
Assistência Social, Conselho Tutelar e outras organizações de defesa dos
bebes e das crianças.
9.2.7 A U.E. não produz histórico de fluxos de encaminhamentos feitos pela
instituição.
9.3.1 e 9.3.2 A Unidade Educacional não incorpora no planejamento
ações culturais de seu território, não promove acesso dos bebês e crianças,
famílias ou responsáveis aos espaços de cultura, esporte e lazer (praças,
clubes, feiras livres, teatro, parques, cinemas, casas de cultura, biblioteca
e museus).
9.3.4 A U.E. não considera em seu planejamento os espaços e
atividades disponibilizados nos CEUs.
9.3.5 A U.E. dá visibilidade parcial das criações dos bebês e
das crianças no seu espaço interno. Quanto ao espaço da comunidade e da cidade ainda não
aconteceu.
|
9.1.6 Efetivar
a busca de apoio reiterando sempre a importância da parceria da família.
9.2.2 Dar
continuidade ao trabalho realizado junto às instituições procurando dialogar
de maneira mais permanente para garantir o atendimento das demandas.
9.2.7 Produzir
o registro dos histórico de forma mais direcionada (extra livro de ocorrências)
9.3.1/9.3.2
Fazer pesquisa sobre essas ações culturais e divulgá-las junto às famílias
por meio da agenda, do mural e do Blog do CEI.
9.3.4 Dialogar
junto à gestão do CEU(cultura e
esporte) sobre as possibilidades existentes.(estamos distantes destes
espaços)
9.3.5 Implementar
dentro da escola a visibilidade dessas criações; criar panfleto/jornalzinho
de divulgação das atividades realizadas; Ampliar convite para a exposição de
trabalhos junto à comunidade do entorno.
|
9.1.6
Equipe gestora e professores
9.2.2
Equipe gestora
9.2.7
Equipe gestora
9.3.1
e 9.3.2 Equipe gestora e professores
9.3.4
Equipe gestora
9.3.5
Professores e equipe gestora
|
9.1.6
Curto e médio.
9.2.2
Curto e médio
9.2.7
Curto
9.3.1
e 9.3.2 Curto e médio.
9.3.4
Curto e médio
9.3.5
Curto e médio.
|
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